Novidades no tratamento de Hipertensão Arterial

Que alegria para milhões de brasileiros que sofrem de hipertensão arterial (pressão alta): não precisar mais tomar diariamente um coquetel de comprimidos para abaixar a pressão – mas, apenas de tempos em tempos receber uma vacina que mantém a pressão arterial controlada.

Utopia? Sonho?
Não. Já é uma nova alternativa terapêutica que vem sendo testada ha alguns anos, com sucesso.
No final de 2007 cientistas do Hospital Universitário Canton de Vaud e do Cytos Biotechnology, um laboratório sediado na Suíça, anunciaram a novidade que causou estardalhaço no encontro anual da American Heart Association (AHA), que estava sendo realizado em Orlando – Florida, nos Estados Unidos.

“A vacina, de efeito prolongado, funcionará como um antígeno para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a angiotensina II”, explicou Juerg Nussberger, um dos autores da pesquisa.
A angiotensina II é uma das moléculas mais potentes no que diz respeito a causar uma contração dos vasos sangüíneos do nosso corpo – e com isto é uma das grandes responsáveis da origem da hipertensão arterial. Portanto, se for possível se neutralizar a angiotensina II, é possível se reduzir e normalizar os níveis de pressão de uma pessoa hipertensa. O efeito no controle da pressão com o uso da vacina, ainda em níveis experimentais, tem apresentado sucesso até agora.

A expectativa é de que a vacina venha a ser introduzida no mercado daqui a quatro ou cinco anos e que sejam necessárias de duas a quatro injeções anuais, já que a vida média dos anticorpos é de quatro meses.

Este artigo foi publicado na terça-feira, 10/02/2009 às 1:02 na categoria Orientações médicas.

Enviar para amigo:





Enviar para amigo:

4 Comentários

  1. antonio augusto reis da silva diz:

    olá tudo bem gostaria de saber mais informações sobre esta vacina .
    também porque não testar aqui no Brasil eu tenho certeza que muitas pessoas hipertensas gostariam de ser candidatos para testes .

    18/10/2009
  2. Juarez Alves Fernandes diz:

    Gostaria de submeter-me ao teste. Achei muito importante. Como faço ?

    Obrigado .

    Juarez .

    14/11/2009
  3. Marcelo N. F. Santos. diz:

    Seu comentário…
    Me avisem quando chegar ao país, pois quero ser o primeiro, (1º) mesmo a fazer o teste. Me apresento até mesmo para ser cobaia.

    31/12/2009
  4. maria aparecida diz:

    que noticia boa tomara que já chegue no Brasil,quero ser cobaia, me ajudem por favor.Seu comentário…

    29/09/2010

Faça seu comentário